dezembro 27, 2008

A arte de contribuir


Mesmo em tempo de recesso natalino o CENARTE ainda busca realizar atividades que congreguem o bem-estar coletivo dos acadêmicos do curso de artes visuais da Universidade Federal de Sergipe, como é o caso das intervenções visuais feitas na porta do CA no último dia 20, onde alguns dos membros do Centro Acadêmico puderam deixar suas contribuições artísticas em diversos locais como paredes, portas e armários afixados na própria sede do curso.

O trabalho durou quase um dia inteiro e ainda não pôde ser concluído, mas foi o pontapé inicial para o despertar do interesse de outros alunos, afinal as contribuições podem vir de qualquer um, contanto que realmente queira colaborar de modo produtivo com a reforma do CENARTE. Acadêmicos de outros cursos também se colocaram à disposição para auxiliar e não faltou elogios à pintura do 'Arlequim surreal' idealizado pela artista plástica e designer Débora Kaline, estudante do curso de artes do 2º período. Para ela é importante que mais pessoas estejam à frente de iniciativas como esta, já que o curso possui uma estimativa de 200 alunos ao todo.


E as empreitadas do Centro Acadêmico não param por aí, muito em breve acontecerá mais uma edição da Bienal de Arte e Cultura da UNE e a delegação sergipana está lutando persistentemente para estar presente de 20 a 25 de janeiro em Salvador, onde poderá encontrar-se com diversos estudantes de todo país, a fim de se integrar em discussões relevantes como, por exemplo, a cena do movimento cultural brasileiro na atualidade. É importante a conscientização dos alunos no que tange à participação de eventos desta espécie, seja na Bienal da UNE ou no Fórum Social Mundial, o essencial é que os alunos entendam a real importância de se estar presente nesses encontros.



E por falar em encontros não se deve ignorar um dos maiore
s eventos de artes do país: o ENEARTE, que no ano de 2009 será realizado também na cidade de Salvador, cujo tema ainda está a ser definido num possível Conearte presencial, também na capital baiana, no mesmo período da Bienal da UNE. Dando ensejo ainda à Bienal no tocante aos trabalhos aprovados teremos uma forte representação da delegação sergipana através da música dos Xocós, trabalho inscrito por Elvis, Isaias e Artur, respectivos alunos do 2º período do curso de artes. A lista dos aprovados nas categorias de artes visuais, música e ciência e tecnologia já foi divulgada, restando saber apenas os nomes para artes cênicas, literatura e audiovisual.

Em breve estaremos colocando no blog imagens de outras Bienais da UNE, por enquanto é só aguardar a volta do recesso e um feliz 2009 a todos!

11 comentários:

  1. que bela obra de arte, passei la no cenart só pra ver.
    só tem fera no curso, hein. e muitos modestos também!! rsrsrsrs
    abraços

    ResponderExcluir
  2. num universo de 200 alunos, apenas um pequeno grupo de mobiliza... palmas para eles!

    Feliz 2009 a todos!
    huhuhuh

    ResponderExcluir
  3. mto massa!
    qro ver de perto!
    parabens p qm fez

    ResponderExcluir
  4. Boto fé nessa gestão do cenarte e, claro, naqueles que não abrem mão de tá junto do centro acadêmico...
    abraço a todos!!!

    ResponderExcluir
  5. bom, agora eh botar a mao na massa, o espaço interno do cenarte sera pintado por todos que tiverem interesse, realmente temos talentos no curso e seria muito legal se as pesssoas demonstrarem os seus talentos...

    ResponderExcluir
  6. Tô doido pra voltar praí pra ver de perto o Arlequim e o interior do centro.
    No fim de ano não dá pra mim pq fim de ano com a família é sagrado.
    Mas na próxima empreitada quero estar também nem que seja ajudando no acabamento. E sugiro de antemão a primeira semana das férias.

    Parabéns a todos que participaram e a esta nova coordenação.

    Pronto Aline?

    ResponderExcluir
  7. tá quase quase...primeiro o Cenarte, depois ufs, até que chegaremos às ruas!
    vamos (RE)utilizar todos os espaços.

    ResponderExcluir
  8. Aew... pessoas!!!
    Ficou muito massa o resultado da pintura... Parabéns pra moça que fez, tem um talento enorme... Quero conferir pessoalmente!!!

    Vou acompanhar vcs tb, aqui pelo blog!!
    Abraços
    xD

    ResponderExcluir
  9. Adorei conhecer o blog desse CA de Artes, inspirador. Sou estudante da UFPI e estou encantada com os movimentos e as artes dos alunos da UFS.

    ResponderExcluir