novembro 20, 2008

Dia Nacional da Consciência Negra

Em homenagem ao dia Nacional da Consciência Negra o CENARTE - Centro Acadêmico de Artes promoverá na próxima quinta-feira, 27, um debate sobre 'O negro e questões de opressão: religiosidade, cultura e movimentos sociais.' O evento será realizado na Concha acústica a partir das 14h e contará ainda com apresentações de dança afro, grupo de capoeira e afoxé. Vamos juntos refletir um pouco sobre o real sentido de ser negro no Brasil, participe!

* Segue abaixo o folder com a programação do evento:




O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de Novembro, não é apenas mais uma data no calendário e sim a tentativa de promover uma reflexão sobre o sentido de ser negro no Brasil. A data foi escolhida pelo fato de ter acontecido neste dia a morte do maior líder do Quilombo dos Palmares, Zumbi, que se tornou símbolo não somente da resistência negra no Brasil, como também da luta pela liberdade humana.

Novembro é conhecido como “mês negro”, onde diversas entidades ligadas ao Movimento Negro Unificado realizam eventos relacionados ao combate da opressão ao negro como um todo. É um momento único de se buscar entender o porquê de tanto preconceito existente ainda, num país tão multifacetado pela miscigenação, sendo o negro um dos formadores da nossa identidade.

Convidamos, portanto você a fazer também a sua reflexão seja de forma compartilhada ou de modo mais particular, o importante é o dever de cada um em buscar a consciência de que a cor da pele não é mecanismo de medição da capacidade e principalmente do caráter do ser humano.


“Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos, haverá a guerra”. (Bob Marley)

* A apresentação do grupo de afoxé acontecerá na Concha Acústica, não mais no RESUN como consta no folder.



7 comentários:

  1. espero q boa parte da galera participe, afinal está sendo construido com muita força de vontade!
    =)

    ResponderExcluir
  2. eu não vou poder participar!
    =x

    mas sabe que eu estou nos lugares sem mesmo estar...

    vcs ao me ver la
    =D

    ResponderExcluir
  3. Farei o possível pra tornar o evento, quem sabe. um sucesso e sua repercussão das melhores!!

    Att
    Rafael Gomes

    ResponderExcluir
  4. Gostei do tema do debate

    e depois um afoxézinho,ow coisa boua...

    Esse evento promete

    e eu estarei lá!

    : )

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Cenarte pela construção do
    Evento..Estava ótimo!

    Saudações Comunicativas!
    Diretório Acadêmico de Comunicação social- DACS
    Gestão "no fim a gente ganha"

    ResponderExcluir
  6. esse novo cenarte é do caralho!

    ResponderExcluir
  7. estou muito feliz em saber que o nosso trabalho foi selecionado pra bienal da UNE. Afinal estamos levando um pouco da cultura da única tribo indigena do estado para todo o país. Satisfação de mostrar a cultura sergipana para o mundo e dizer que sou dessa terra bebendo dessa memória viva e ùnica ...saudações a todos ....fiquem com a benção de TUPÂ, Curumis.

    ResponderExcluir