A união faz um Centro Acadêmico


Muitos de vocês já devem ter ouvido falar de Centro ou Diretório Acadêmico, mas talvez não saibam a real importância dessa entidade no ambiente universitário. Um CA ou DA, como são denominadas as siglas desses órgãos estudantis, tem por obrigação representar legitimamente os interesses dos estudantes de determinado(s) curso(s), promovendo assim atividades esportivas, culturais e científicas e atuando ativamente no macro-ambiente da Universidade.

É importante ressaltar que o papel de um Centro acadêmico não se limita apenas aos muros da Instituição de ensino Superior, este também possui autonomia suficiente para atuar fora dela e, principalmente, engajar-se num sentido de agregar a comunidade com a realidade universitária: os chamados projetos de extensão. Nesse momento o CA serve de mediador entre a Universidade e outras entidades de modo geral, sejam elas pessoas físicas e/ou jurídicas, o importante é mobilizar a classe estudantil para questões que perpassam o ensino acadêmico, criando uma espécie de conscientização coletiva ao grande gerador de acontecimentos essenciais à seara universitária: o estudante.

Entretanto, está cada vez mais difícil promover a mobilização do aluno para fins coletivos, visto que hoje a apatia e o descaso tomaram conta da cena universitária em todo país. O Movimento Estudantil vem perdendo força significativa e isso se dá, substancialmente, ao fato de que o perfil do alunato vem mudando, onde se tem aliado a isso o modelo tecnocrata de ensino instituído após a ditadura. Poucas pessoas reconhecem ainda a real importância do trabalho da representação estudantil, o que dificulta e desanima o pequeno número de universitários que tenazmente acredita na força de vontade para se alcançar resultados significativos para o todo e não somente a si mesmo.



Quer ver seu texto aqui? Escreva um e-mail para: artesvisuais.ufs@gmail.com e tenha seu texto publicado de acordo com as diretrizes do CENARTE

Comentários

  1. Opa.. como participante do ME sei muito bem a apatia e deslegitimização que alguns discentes têm para com os seus próprios centros e diretórios... Pena isso acontecer... Mas, é sempre pensando em um futuro melhor para as Universidades que, nós alunos, não devemos deixar de acreditar, ainda, na força desse movimento!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que legal está o nosso blog!!!! espero que nós estudantes do curso de Artes Visuais da UFS sempre estejam por aqui participando e comentandO,deixando seus textos tbm!!!!

    ResponderExcluir
  3. Isaias, acredito nessa força do curso de artes e esse blog vem acrescentar essa força... Levantem-se ergam-se vamos lutar garotos ... abraços fraternos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas