novembro 30, 2008

Ciclo de debates faz sucesso entre acadêmicos da UFS


video


Na última quinta-feira, 27 de novembro, foi promovido um debate com o tema 'O negro e questões de opressão' realizado pelo CENARTE, na concha acústica da UFS, que contou com a presença dos professores Hipolyte Brice (Antropologia/UFS), Severo D'Acilino (Movimento negro em Sergipe) e Wellington Bomfim (NEAB/UFS). Os três conhecedores da área falaram respectivamente sobre religiosidade, movimentos sociais e cultura, onde expuseram suas idéias e vivências acerca da situação atual do negro na sociedade, de acordo com os três âmbitos debatidos.





Com a duração de pouco mais de 2h o debate pôde desenvolver diversas falas que contemplaram dentre outros assuntos: preconceito religioso e racial, a problemática da aculturação, o cenário do movimento negro em Sergipe e a tão polêmica política de cotas raciais nas Universidades públicas. A participação dos alunos foi crucial para o desenrolar do debate, que acabou ficando com "gosto de quero mais", segundo alguns discentes.






O evento contou ainda com roda de capoeira, batuque de afoxé e a estréia do grupo de dança Dell'Art composto por alunos do 2º periodo do curso de artes visuais, cuja pretensão é tornar-se fixo a fim de realizar aulas periódicas para todos que integram o ambiente universitário. As apresentações variaram de acordo com a demanda do tempo, no caso da capoeira 1h foi suficiente para o grupo interagir com o público, que não somente ficou como espectador, mas também cantou e dançou ao som dos tambores.



É importante ressaltar a importante participação do grupo Axé Palmares, que com seus tambores de ritmos africanos proporcionaram muita ginga e saudações à cultura afro, a qual estava sendo homenageada através de vários viés presentes no ciclo de debates, cujo foco principal é promover a reflexão através da arte.
Para ver mais imagens do ciclo de debates acesse o orkut e veja o álbum do CENARTE em http://www.orkut.com.br/Main#Album.aspx?uid=8480247968051269680&aid=1227980309

12 comentários:

  1. o evento foi maravilhoso
    adorei
    :)
    gostei do debate
    dos grupos..td bacana \o

    ResponderExcluir
  2. Iniciativas como essa,onde a integração é a atração principal, que realmente transformam mentes.

    ResponderExcluir
  3. o evento foi feito com muita atitude pelos alunos do curso de artes, não todos logicamente, mas por uma pequena parte que ainda acredita que o curso de artes tem poder e participa sim do M.E. só que através de outros meios: se utilizando da reflexão pela arte!

    :)

    ResponderExcluir
  4. o mais legal do evento, pelo que pude acompanhar foi o "clima" de participacao dos presentes, que apreciaram bem as apresentacoes... espero por outros eventos e outros temas pra debates.

    ResponderExcluir
  5. Se perguntava-se o que que umas poucas pessoas escutavam de outras três sentados a sombra de uma árvore por trás da desconhecida por muitos, conhca acústica.
    Bem se debatia sobre o Dia da Consciencia Negra.
    Acho que os debates forma otimos. Primeiro por causa de que o local foi aconchegante. Segundo por que os convidados não se prenderam ao texto, mas falaram sobre suas vivêcias.
    Gostei muito e até o próximo.

    ResponderExcluir
  6. Admiro essa iniciativa que os alunos de artes estão tendo, espero que isso aconteça com outros alunos de cursos diferentes. Parabéns artistas e arteiros!
    abraços

    ResponderExcluir
  7. Muito legal ter participado de um evento como esse...a galera de outros cursos participou tbm...o q foi muito bom para a integração dos alunos e dos centros acadÊmicos!

    Espero participar de muitos outros eventos como esse!!!!

    ResponderExcluir
  8. Espero que essa nova gestão do Cenarte quebre o gelo da apatia e indiferença que vem perpetuando entre os discentes do seu curso e também dos outros cursos.
    Parabéns pela iniciativa....
    Diversão e Arte para qualquer parte!


    Andreza Lisboa

    ResponderExcluir
  9. eu sempre digo...me orgulho das atividades do cenarte, principalmente com atuação de um grupode alunos que sempre enxerga à frente!
    parabéns a todos que estiveram envolvidos e vamos seguindo com nossos ideais!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo evento, que uniu debate e arte e que fez com que a UFS não ficasse alhiea ao debate do dia da consciência negra.

    Que venham outros debates, outras festas...

    Abraços,

    Mike
    Ciência da Computação

    ResponderExcluir
  11. quero parabenizar a todos que fazem o curso de artes porque o evento foi muito bom. Espero que aconteçam muitos outros assim
    abraços da galera de letras!

    ResponderExcluir
  12. acredito nessa força do cenarte,vamos todos juntos lutar! ergam-se amigos e avancem!
    abraços fraternos

    ResponderExcluir